quinta-feira, 10 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDA DE 2011 PRESERVANDO GUARAMIRANGA

Cartaz Ofical CNBB
A Campanha da Fraternidade é um movimento realizado anualmente pela Igreja Católica brasileira, sempre no período da Quaresma, com o objetivo de despertar uma visão de seus fiéis e da sociedade para problemas concretos que envolvem a sociedade brasileira, buscando soluções tendo sempre como base as doutrinas cristãs. Todos os anos uma coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhe um tema, que define a realidade concreta a ser transformada e um lema, que serve de direção na busca a transformação.
A campanha é conhecida por este nome desde o dia 20 de dezembro de 1964, quando os Bispos brasileiros aprovaram o fundamento inicial da mesma intitulado: "Campanha da Fraternidade - Pontos Fundamentais apreciados pelo Episcopado em Roma".
Para a Campanha da Fraternidade 2011, a Igreja se propõe a contribuir para a conscientização das comunidades cristãs sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-los a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
Para atingir este objetivo, são propostos os seguintes meios:
  • Viabilizar a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas;
  • Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global;
  • Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário:
  • Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.
Serão adotadas as seguintes estratégias:
  • Mobilizar pessoas das comunidades cristãs, Igrejas, religiões e sociedade no todo para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento.
  • Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente;
  • Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.
Texto retirado do livro da Campanha da Fraternidade 2011

A CAMPANHA EM GUARAMIRANGA
FREI GLAUBER PINHEIRO PÁRACO GUARAMIRANGA
Tendo a frente os padres capuchinhos a  igreja de Guaramiranga prepara sua campanha, Frei Glauber Pinheiro, foto, diz que pretende envolver no debate toda a sociedade local, mas vai iniciar dentro da comunidade cristã, através das reuniões eucarísticas do batismo, casamento e crisma. De logo convida a todos os interessados em participar da campanha a se fazerem presentes a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, todas as sextas-feiras, às 18:00 horas.

COMUNIDADES DE BASE CRISTÃ
ISABEL FERREIRA GUARAMIRAMIRANGA
Frei Glauber diz que por toda esta semana irá mobilizar todas as dez comunidades existentes, a saber: comunidade da sede, coordenada por Isabel Ferreira, foto; comunidade de Pernambuquinho, coordenada por Luzia Madeiros; comunidade de Botija, coordenada por Berenice Gomes; comunidade de Augustinho, coordenada por Amelinha; comunidade de Betânia, coordenada por Selma Franco; comunidade de Linha da Serra, coordenada por Terezinha Moreira; comunidade de Nova Fortaleza, coordenada por Terezinha Lopes; comunidade de Arábia, coordenada por Selma Lino; comunidade do Por do Sol (Forquilha), coordenada por Dolores Ferreira e comunidade de Suzana, coordenada por Luciana.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário