sexta-feira, 10 de junho de 2011

ASSEMBLEIA ITINERANTE: GUARAMIRANGA FAZ REINVINDICAÇÕES


A Assembleia Legislativa do Ceará realizou nesta sexta-feira, (10/06), em Guaramiranga, sua primeira edição itinerante deste ano, o evento aconteceu no Auditório do Hotel Escola do SENAC.
A sessão foi dirigida pelo presidente, deputado Roberto Cláudio, que disse que a iniciativa atende a uma solicitação do deputado Stanley Leão.
O primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, anunciou o projeto da Escola Técnica para Guaramiranga, de acordo com o parlamentar, será aberta uma licitação para o equipamento no próximo dia 15. A unidade também deve beneficiar estudantes das cidades vizinhas de Pacoti e Palmácia. "Em 15 ou 20 dias, vamos receber o resultado do documento para iniciar a implantação da escola", afirmou.
A deputada Fernanda Pessoa destacou a questão preservação ambiental no Maciço, ressaltou também a importância da presença do Parlamento Estadual para debater, entender e efetivar soluções para os problemas da Região.
O líder do Governo, deputado Antônio Carlos, disse estar preocupado com o destino do lixo produzido no Maciço, segundo ele, a população e os turistas devem procurar respeitar o meio ambiente.
O deputado Teo Menezes ressaltou as iniciativas do Governo do Estado para recuperação da malha viária que liga o município a cidades da região do Maciço do Baturité. Para ele, essas ações vão promover o turismo local.
O prefeito de Guaramiranga, Luís Viana, pediu ajuda aos deputados na recuperação do Teatro Municipal que necessita de reformas urgente, solicitou ainda, empenho do governo na recuperação da CE228 que liga o município ao de Pacoti, via distrito de Pernambuquinho, principalmente o alargamento das pontes ali existentes, pediu também a inclusão do município no roteiro da Copa do Mundo e a construção pela Secretaria do Turismo do Estado do Teleférico para o Pico Alto.
O presidente da Câmara de Guaramiranga, Jadson Franco, agradeceu a iniciativa de escolher Guaramiranga e pôs o legislativo municipal a disposição da Assembleia.
Além dos deputados, também participaram da sessão: o diretor de Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Geraldo Abreu; o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM), Paulo Henrique Lustosa; o titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), José Ricardo Araújo Lima; prefeitos e vereadores do Maciço de Baturité.
Também durante a sessão itinerante, o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio, assinou o termo de integração da Casa à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). “É um compromisso da Assembleia para cumprir metas voltadas à preservação do meio ambiente”, disse.
O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM), Paulo Henrique Lustosa, informou que o órgão tem projetos de apoio aos municípios interessados em organizar suas agendas ambientais. “Acredito que a Assembleia possa servir como exemplo e capitanear uma série de ações semelhantes em todo o Estado”, frisou.
O representante do Ministério do Meio Ambiente, Geraldo Vítor Abreu, ressaltou a importância da assinatura desse termo para quem está interessado em proteger o meio ambiente. Para ele, os desequilíbrios causados na natureza só prejudicam o homem. “Quem mais sofre são as populações mais pobres. Precisamos iniciar um processo de conscientização das pessoas, para que elas colaborem com a causa”, observou.
Já o superintendente da SEMACE, Ricardo Araújo, confirmou que a ação só vem reforçar os trabalhos de fiscalização das infrações ambientais do órgão. Ele destacou como principais infrações, em especial na região do Maciço de Baturité, queimadas, desmatamentos e construções irregulares nas áreas de APP.
Vereadores e prefeitos da região do Maciço também participaram do debate, pontuando as principais demandas ambientais da região.
As sessões itinerantes da Assembleia acontecem desde 1996, no Regimento Interno da Casa, este tipo de atividade deve ser realizada duas vezes a cada semestre.
FONTES: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa  e presença do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário