quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

JAZZ & BLUES FAVORECE ECONOMIA DE GUARAMIRANGA

Sebrae

Pesquisa realizada pelo Sebrae em 2011 atestou  grau de contentamento do público acima dos 90%.
A cidade de Guaramiranga, localizada no alto do Maciço de Baturité, se transforma durante o Carnaval ao receber mais de 12 mil turistas.
Segundo pesquisa realizada em 2011 pelo Sebrae, 44,3% dos turistas que viajam para Guaramiranga no Carnaval, vão exclusivamente para participar do Festival. Das empresas do lugar, 93,2% aumentam o faturamento em 65,3% no período e os empregos temporários crescem 38,8%. Soma-se a isso o fato de 59,3% dos estabelecimentos da cidade terem surgido depois da criação do Festival Jazz & Blues e não é difícil se ter a dimensão da mudança provocada pelo projeto.


Ações de acesso Formativas
O crescimento econômico caminha em conjunto com ações do festival que valorizam a formação musical e o fácil acesso aos bens culturais proporcionados pelo evento. Nos meses que antecedem o Carnaval Jazzístico, jovens instrumentistas de todo o Estado participam de oficinas gratuitas e têm a oportunidade de participar do festival em Guaramiranga. A comunidade da serra e turistas conferir gratuitamente boa parte da programação. Dentre todas as ações do Festival durante o Carnaval, entre oficinas, cine clube, ensaios abertos, conversas com artistas e shows ao pôr do sol e à noite, somente os shows das 21 horas têm venda de ingressos.


Repercussão
A pesquisa realizada pelo Sebrae em 2011 atestou um grau de contentamento do público acima dos 90% em todos os quesitos. Sobre a organização, 94,7% consideram ótima ou boa e 92,8% consideram as atrações e shows ótimos ou bons; 92,8% consideram a programação paralela ótima ou boa e 94,3% consideram a qualidade técnica ótima ou boa.
Ano passado, devido a problemas estruturais do Teatro Municipal Rachel de Queiroz, o Festival teve que mudar o local de suas apresentações, criando uma estrutura batizada de Cidade Jazz & Blues, erguida no campo de futebol de Guaramiranga. 91,2% do público consideraram a mudança ótima ou boa e 96,8% indicariam o Festival para outras pessoas.


Guaramiranga

Com uma população em torno de 6,4 mil habitantes, o Município teve sua realidade sócio-econômica transformada, a partir de uma ideia, ousada para a época, de aliar a riqueza ecológica a uma proposta de turismo sustentável potencializado por um festival de música.

Passados 12 anos de sua primeira realização (Carnaval de 2000), o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga deu outra cara à cidade, que hoje é um dos principais destinos do Estado no período do Carnaval, atraindo turistas de todo o país.


Por: Redação http://www.investne.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário