sábado, 19 de maio de 2012

COM PRODETUR NACIONAL E PDITS TELEFÉRICO DO PICO ALTO PODE SAIR DO PAPEL

 Pico Alto
Ontem, sexta-feira, dia 18, foi realizado por uma equipe da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará – SETUR/CE, no Hall do Teatro Raquel de Queiroz, das 8:00 às 15:00, uma consulta participativa e oficinas referentes ao Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) do Pólo do Maciço de Baturité. Nesta ocasião que contou com a presença das mais diversas representações e segmentos do trade Turístico e autoridades dos municípios do Maciço de Baturité, recolheu-se subsídios para elaboração de projetos posteriores que serão financiados através do PROGRAMA - PRODETUR NACIONAL no CEARÁ.
Foi entregue aos organizadores pelo Secretário de Infraestrutura de Guaramiranga, Draulio Holanda, o projeto do teleférico do Pico Alto e um slide explicativo da obra, que já foi projetada pela SETUR, e por ser um benefício regional foi recebida por unanimidade. 
O PRODETUR NACIONAL baseia suas ações em áreas prioritárias, as quais são selecionadas pelos próprios mutuários a partir de seus conselhos de turismo. A partir das áreas selecionadas é realizado um processo de planejamento estratégico, onde, a partir do diagnóstico da região e de informações de mercado, é realizado o Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável – PDITS, onde são definidos entre outros: qual o mercado meta, qual a tipologia de turismo que será desenvolvida e os condicionantes ambientais para o desenvolvimento sustentável da atividade turística, que projetos serão implantados, e, a partir de uma Matriz de Investimentos, a estratégia de implantação destes projetos.
Portanto, é a partir do PDITS que o PRODETUR NACIONAL irá se concretizar em cada território. As ações do PRODETUR NACIONAL serão executadas pelas Unidades de Gestão do Programa – UGP, sendo instrumento imprescindível para o acompanhamento do Programa. Portanto, a UGP, formada no âmbito do mutuário, será o organismo responsável pela execução do PRODETUR NACIONAL, neste caso do Estado do Ceará e pelo enlace com os demais órgãos participantes na mencionada execução.
O que é PDITS?
O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) é um planejamento de longo prazo (20 anos) para o pólo turístico, que deve ser elaborado com participação das instituições e comunidades envolvidas.


Maiores informações:
UGP PRODETUR NACIONAL
Secretaria de Turismo do Estado do Ceará - SETUR
(85) 3101-4659
ugp@setur.ce.gov.br


Link dos slides do Teleférico
Fotos aéreas explicativas
Projeto virtual


ASSUNTOS RELACIONADOS:
BONDINHO DE GUARAMIRANGA
Um teleférico para o Pico Alto, em Guaramiranga
SECRETARIA DO TURISMO DO ESTADO ANALISA TELEFÉRICO DO PICO ALTO, EM GUARAMIRANGA
RÉGIS HOLANDA E O TELEFÉRICO PARA O PICO ALTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário