quinta-feira, 21 de junho de 2012

CASA DE PLÁSTICO DE GUARAMIRANGA É VITRINE NO RIO+20

Vale-das-nuvens - Guaramiranga
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) também é utilizada como palco de apresentações de projetos sustentáveis. Um exemplo é uma casa feita de plástico reutilizado, projetada pela empresa cearense de engenharia Impacto Protensão, que garante redução de até 80% do uso de madeiras nas obras.
Além de ter um preço mais acessível, cerca de 40% mais barata do que a convencional, e de rápida montagem, a habitação de plástico, reutiliza o material danificado evitando o seu descarte na natureza. E com ele é possível erguer casas, hotéis, salas de aula, escritórios e até banheiros.
Outra vantagem do material é a logística, segundo o engenheiro civil Valter Bastos, uma pessoa pode montar a casa, utilizando apenas um manual.
Projetos
Segundo o portal G1, a empresa Impacto Protensão foi responsável pela construção do Hotel Vale das Nuvens, na cidade de Guaramiranga (CE), a primeira unidade hoteleira feita com placas de plástico reciclado do mundo.
Atualmente o projeto gira em torno de um banheiro familiar, que pode ser montado em seis minutos, direcionado para localidades de difícil acesso.
Já a casa, participa do projeto Subversão, da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), onde foram realizadas todas as certificações como a parte térmica, acústica, e até testes contra incêndio. Um aditivo acrescentado junto ao plástico tornou a casa não inflamável.
No Ceará já é possível encontrar salas de aula, canteiros de obras, postos de saúde, tudo feito de plástico. A empresa busca parcerias para poder montar outras peças como estação de tratamento de plástico, telhas ecológicas e até painéis de energia solar.

ASSUNTOS RELACIONADOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário